sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cheirosas e eficientes!


   O cheiro das flores é uma característica importante para atrair polinizadores, especialmente à noite, para animais que possuem pouco estímulo visual. As flores polinizadas por morcegos ou mariposas, que atuam durante a noite, possuem geralmente forte aroma.
     As abelhas também respondem fortemente ao estímulo do aroma e têm preferência por aquilo que para nós humanos é "perfume". De fato, muitas das flores que atraem abelhas têm aromas agradáveis, como as violetas. Devido à alta sensibilidade dos insetos ao cheiro, mesmo as flores que parecem não ter cheiro ao olfato humano, contêm suficientes quantidades de substância atraente.


 Do ponto de vista da observação humana, os aromas de plantas se dividem em duas grandes classes:
Aromas "agradáveis": As substâncias responsáveis pelos aromas são bastante voláteis, podendo ser obtidas por destilação a vapor ou extraídas das flores com éter, formando a fração dos chamados "óleos essenciais".
 Aromas "desagradáveis": Essa classe tem sido pouco estudada. Um exemplo desse tipo de aromas é o odor fétido da planta Arum maculatum (logo abaixo) e outras plantas da família das Araceae. 


     Além do ramo de perfumes, o aroma das plantas pode ser utilizado como terapia. Essa é a chamada aromaterapia, que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta é a ciência que explora o uso dos oléos das plantas para beneficio da sociedade, onde é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
     Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração. É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia.


Isabela Gomes