quinta-feira, 31 de maio de 2012

Folhas Modificadas.

   Todas as plantas possuem folhas, pois são estruturas básicas e necessárias, porém algumas espécies de plantas possuem folhas modificadas às suas necessidades. Esses tipos de folhas geram uma diversidade para o reino plantae e é sobre elas que falarei hoje.
   Primeiramente é preciso saber que uma folha é o órgão fotossintetizante das plantas e essas nascem, na maioria das vezes, sobre o caule ou sobre os ramos da árvore. Ela é formada basicamente por limbo (a folha em si), pecíolo (como se fosse um mini talo que nasce do limbo) e bainha (parte "colada" do pecíolo no caule ou ramo), cada um com sua função importante e constituinte para a folha.
   As folhas modificadas ou folhas adaptadas estão diversificadas em: espinhos, catáfilos, brácteas, gavinhasfilódios e carnívoras ou insetívoras.
   Os espinhos, também chamados de acúleos, servem de proteção e muitas vezes são lignificados, ou seja quando as membranas de certas células vegetais se impregnam de lignina, tomando uma consistência lenhosa. Além dessa função de proteger, os espinhos servem também para reter a água, evitando a maior transpiração. Ex: Mandacaru e outras cactáceas.



   Os catáfilos têm como função proteger as gemas dormentes (o "botão" da planta) e essas possuem grandes reservas de nutrientes. Ex: Cebola e alho.



   As brácteas são coloridas e vistosas, cuja principal função é atrair polinizadores e elas parecem-se muito com pétalas de flores. Ex: Primavera e bougainvillea spectabilis.




   As gavinhas servem para prender a planta a um suporte, enrolando-se nele para melhor sobressair-se . Ex: Maracujá e uva.


   Os filódios são folhas onde o pecíolo alarga-se até que fique em forma de limbo exercendo as mesmas funções fotossintéticas. Ex: Acácia e bardana.



   As carnívoras ou insetívoras assumem vários aspectos, entre eles o mais comum é o ascídio, em forma de jarro, dotado ou não de tampa, cujo no interior existem glândulas que liberam enzimas digestivas capazes de digerir insetos. Ex: Sarracenia e cephalotus.



   Portanto estão ai todos os principais tipos de folhas modificadas, espero que tenham gostado e que tenha ficado claro!
Bárbara Frota.








Um comentário:

  1. Gostaria de relatar um erro. Quando você começou a escrever sobre os Espinhos, você colocou eles como sinônimos de Acúleos, o que está errado.
    Primeiramente há muitas diferenças entre ambos, que jamais devem ser tratados como um só.
    O Espinho tem origem no interior do caule, possui vasos condutores (líber e lenho) e também possui muita resistência devido a impregnação de lignina (são mais duros) e são encontrados em algumas espécies de plantas como o limoeiro. Já o Acúleo é originado da epiderme da planta e por isso não possui vasos condutores em seu interior, além de não possuir tanta resistência (destaca-se facilmente) e seu principal exemplo é a roseira (os "espinhos da rosa" são na verdade chamados pela botânica de acúleos). Espero que tenha sido clara.
    Adorei o blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir